Ana Paula Minerato foi demitida da Band na manhã desta segunda-feira (25), após comentários racistas que ela proferiu à cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. Em nota, a Band disse que “repudia veemente” as falas da apresentadora.
– A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.
Contratada desde 2015, Minerato tinha um programa na rádio Band FM.
GAVIÕES DA FIEL
A escola de samba Gaviões da Fiel também desligou a sua então musa. Em nota, a agremiação afirma que desligou Minerato por “condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista”. No carnaval 2025, a Gaviões da Fiel terá um enredo afro e falará sobre as máscaras utilizadas nos diferentes rituais realizados no continente africano.
Tati Minerato, irmã de Ana Paula, afirmou que, apesar de serem irmãs, não compactua com nada das declarações de Ana Paula e que está profundamente triste. Tati e Ana Paula não se falam há anos. O motivo teria sido uma discussão durante o aniversário de uma delas.
– Hoje venho me pronunciar sobre uma situação que me deixou profundamente triste e abalada. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem parte da minha história – declarou.
– Diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa – comentou em outro trecho.
Tati e Ana Paula não se falam há anos. O motivo teria sido uma discussão durante o aniversário de uma delas.
Vale lembrar também que Tati Minerato ficou durante dez anos como rainha de bateria da Gaviões da Fiel e foi expulsa da escola em 2018 após brigar durante um ensaio técnico com outra integrante da escola. Quem assumiu o posto foi a então musa Sabrina Sato.
ENTENDA A POLÊMICA
Ana Paula Minerato, ex-participante do reality show A Fazenda, está no centro de uma polêmica após o vazamento de um suposto áudio contendo falas racistas. A gravação, que circula nas redes sociais, teria sido feita durante uma conversa privada da ex-panicat com o cantor KT Gomez, com quem teve um relacionamento.
No áudio, uma voz atribuída a Minerato faz comentários depreciativos sobre a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca:
– A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gosta de mina do cabelo duro – disse Ana Paula.
KT tenta interromper a sua interlocutora dizendo: “Sua fala é bem…” e é interrompido:
– Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por que aquilo ali é neguinha, né? Alguém ali, um pai ou mãe, veio da África.
Minerato não se pronunciou publicamente sobre o caso. O cantor KT Gomez usou as suas redes sociais para dizer que em breve se pronunciará:
– Já estou ciente de tudo. Em breve me pronuncio sobre o ocorrido – afirmou.
Já Ananda usou as suas redes para mandar recado à suposta agressora.
– Estava aqui de boa na praia, curtindo a minha vida, quando, de repente, me deparo com esse absurdo, vindo de uma pessoa que… amiga, com todo o respeito, tu se acha tão bonita assim pra desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você? Um pouco pretensiosa, não se acha, não? – disse ela um story no Instagram.
Cantora Ananda Foto: Reprodução/Redes Sociais
AE