Em um pronunciamento veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão nesta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva renovou seu compromisso com a construção de um Brasil mais justo, enfatizando a necessidade de cuidar de todos os cidadãos, com especial atenção para os mais pobres.
O discurso, transmitido por ocasião do Natal, teve um tom cristão e convocou os brasileiros a renovar a esperança. “Este é o momento de renovarmos nossa esperança. Esperança em um país mais justo”, afirmou o presidente. Ele destacou a importância de um Brasil sem fome, onde todos possam ter trabalho digno e uma vida mais plena, com cuidados adequados para seus filhos e famílias.
Lula reiterou seu compromisso de governar com foco nas pessoas, mencionando a importância de um governo que seja inclusivo e atue de forma colaborativa com a sociedade, governos estaduais e municipais. “A base de tudo o que fazemos é o diálogo e o trabalho conjunto do governo federal com a sociedade, os governos estaduais e as prefeituras”, destacou, também frisando a harmonia entre os Poderes e a defesa intransigente da democracia.
Em um tom de celebração religiosa, o presidente reforçou a mensagem de fraternidade e amor ao próximo, características do espírito natalino. “O Natal é um bom momento para relembrarmos os ensinamentos de Cristo, a compaixão, a fraternidade, o respeito e o amor ao próximo”, disse. Lula também aproveitou para desejar que esses valores sejam vividos não apenas no Natal, mas durante todo o ano, para que o país se torne mais unido e solidário.
A saúde de Lula também foi abordada no pronunciamento. Ele agradeceu as orações e mensagens de apoio recebidas durante sua recuperação de um acidente doméstico ocorrido em outubro, que exigiu cirurgia para drenar um hematoma. “Graças a essa corrente de solidariedade, estou ainda mais firme e mais forte para continuar fazendo o Brasil mais forte”, disse, revelando sua gratidão pela solidariedade recebida.
O presidente também fez um balanço sobre a situação econômica do país, destacando os avanços obtidos, apesar dos desafios. “O Brasil tem hoje uma economia forte, que continua a crescer. Fizemos muito, e ainda temos muito a fazer”, afirmou. Lula reiterou seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população e com investimentos em áreas essenciais para o bem-estar social. Ele concluiu com uma mensagem de otimismo para o futuro: “Em 2025, redobraremos nossas forças para o plantio. E que a colheita seja cada vez mais generosa.”
O discurso de Natal de Lula foi uma reflexão sobre os valores cristãos, o fortalecimento da economia e a necessidade de continuar avançando na construção de um Brasil mais justo e igualitário.
JRT News