A rede de supermercados Dia, com origem na Espanha, comunicou nesta quinta-feira a decisão de encerrar as atividades de grande parte das suas unidades no Brasil. Das 587 lojas ativas, 343 serão descontinuadas, mantendo operações exclusivamente em São Paulo.
Com 23 anos de operações no Brasil, a Distribuidora Internacional de Alimentos apontou os consecutivos desempenhos insatisfatórios de sua filial brasileira como razão para tal medida, destacando o interesse em se concentrar em mercados prioritários.
As lojas a serem fechadas foram descritas como de “baixo desempenho” pelo diretor financeiro Guillaume Marie Didier, que também mencionou que serão exploradas opções estratégicas para o segmento restante da empresa no Brasil.
Em uma nota separada para a imprensa, o grupo Dia explicou o ajuste no número de estabelecimentos como uma estratégia para focar na área de São Paulo, onde possui 244 lojas em funcionamento e onde espera otimizar a rentabilidade e eficiência logística, além de reduzir custos.
Esta reestruturação ocorre após especulações no ano anterior sobre a venda da operação brasileira da empresa e segue a nomeação de Sébastien Durchon, anteriormente CFO do Carrefour Brasil, como CEO no país.
Para apoiar a continuidade das operações no estado de São Paulo, o centro de distribuição em Osasco seguirá em atividade, bem como o programa de fidelidade Clube Dia e a comercialização de produtos de marca própria, aspecto distintivo da rede Dia.
A decisão de se retirar do Brasil vem após o anúncio, em agosto, da saída da empresa de Portugal, onde vendeu cerca de 500 supermercados. No último ano, a rede conseguiu reduzir seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, uma melhoria significativa em relação ao prejuízo de 124 milhões de euros em 2022.