Pacto Global da ONU – Rede Brasil une parceiros em movimento pela educação

Pacto Global da ONU – Rede Brasil anuncia o lançamento do décimo Movimento da estratégia Ambição 2030, o Educa2030, nesta quarta-feira, 8, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. O Movimento tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas para o avanço da educação no país a partir de três pilares principais: aumento da escolaridade de funcionários e terceiros nas empresas, inclusão produtiva de jovens, com foco em Jovem Aprendiz, e desenvolvimento profissional de mulheres em áreas STEM (grupo de carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática). O Educa2030 tem como parceiros estratégicos o UNICEF e o Ministério do Trabalho e Emprego. As embaixadoras são Globo e Yduqs.

No evento, especialistas falarão sobre cada um dos pilares do Movimento: Benilda Brito (Mútua Consultoria), Gustavo Heidrich (Unicef), Rebeca Otero (Unesco), Patrícia Mota (Fundação Itaú Social ) e João Alegria (Fundação Roberto Marinho) debaterão sobre a escolaridade no Brasil e o papel do setor privado; a astrônoma Carolina Assis falará sobre desenvolvimento profissional de mulheres no STEM; e Gustavo Silva (MTST) trará a inclusão produtiva das juventudes, com foco no jovem aprendiz.

Programação

A programação terá na abertura a presença de Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs,, Adriana Alvarenga (Chefe do Escritório da Unicef em São Paulo), Rebeca Otero (Coordenadora do Setor de Educação, da Unesco) e Magno Lavigne (Secretário de Qualificação,  e Fomento à Geração de Emprego e Renda, do Ministério de Trabalho e Emprego).

Durante o evento, será apresentada a Jornada do Conhecimento do Educa2030 Jovem Aprendiz, que visa capacitar empresas para a inclusão de jovens aprendizes, não apenas atendendo às obrigações legais, mas também promovendo práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, visando o fortalecimento de empregos verdes dentro das empresas.

 A Jornada busca criar uma plataforma colaborativa, envolvendo empresas, instituições qualificadoras, organizações da sociedade civil e entidades governamentais para troca de conhecimento e criação de soluções conjuntas para fomentar o emprego de jovens aprendizes no Brasil. De acordo com as organizações, há o entendimento de que trata-se de momento decisivo para o investimento na formação e qualificação da geração que acaba de ingressar no mercado de trabalho.

“Com mais de 49 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o Brasil tem uma grande oportunidade pela frente: é a hora de aproveitar a sua maior e última geração de maioria jovem. A formação profissional é fundamental para a inclusão produtiva dessa parcela da população. Uma pesquisa da Fundação Roberto Marinho mostra que 68% dos jovens em programas de aprendizagem conseguem empregos formais, destacando sua importância na transição para o mercado de trabalho”, diz Gustavo Heidrich, oficial de educação do UNICEF e líder da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades”.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), parceiro estratégico do Educa2030, desenvolveu a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), uma parceria intersetorial entre empresas, governos, sociedade civil e jovens que tem como objetivo fomentar oportunidades de aprendiz, estágio, primeiro emprego e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade de 14 a 29 anos em todo Brasil.  Através da plataforma, é possível fazer a conexão entre os jovens aprendizes e vagas disponíveis nas grandes empresas, além de formação para os jovens em diversas competências.

“A Educação é fundamental para o avanço da Agenda 2030 e atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para o crescimento social, econômico e ambiental do país. No Educa2030, que chegou para acelerar o ODS 4 de Educação, o setor empresarial tem a oportunidade de impactar positivamente a vida daqueles que fazem parte de seu ecossistema, além de aumentar a empregabilidade de diversas pessoas, sobretudo das mais vulneráveis”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

O Educa2030 foi apresentado pela primeira vez em novembro do ano passado, em evento internacional durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Genebra, como o mais recente Movimento da Estratégia Ambição 2030, criada pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil há dois anos. A iniciativa é um chamado urgente para o setor privado assumir metas públicas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os outros nove Movimentos são: +Água, Ambição NetZero, Conexão Circular, Elas Lideram 2030, Impacto Amazônia, Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno e Transparência 100%.

Exame.

PUBLICIDADE

Comentários:

PUBLICIDADE

Colunistas

Thayronne Brito

É um especialista renomado no mercado digital, trazendo soluções inovadoras e estratégias eficazes para o sucesso online.

Bruno de Lima

Jornalista e graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, traz uma abordagem única e perspicaz aos temas que aborda.

Gilmara Bandeira

A renomada Digital Influencer, Videomaker e Apresentadora, brilha com seu carisma e talento em cada projeto que realiza.

Silvano dias

O radialista incisivo e cativante do programa ‘Boca Quente’, trazendo as notícias mais quentes e opiniões afiadas para os ouvintes ávidos.

PUBLICIDADE

Mais visualizadas

Postagens relacionadas

Corrinha Delfino emociona multidão em comício considerado o maior da história de Cajazeiras; lideranças como Aguinaldo Ribeiro prestigiaram evento
4 de outubro de 2024

Corrinha Delfino emociona multidão em comício considerado o maior da história de Cajazeiras; lideranças como Aguinaldo Ribeiro prestigiaram evento

O último comício de Corrinha Delfino (PP) antes das eleições do próximo domingo reuniu uma multidão na rua Francisco Aprígio Nogueira, no Bairro das Capoeiras. Para muitos que estiverem presentes,

4 de outubro de 2024
Cinco pessoas são internadas após consumirem bolo ‘batizado’, na Paraíba
4 de outubro de 2024

Cinco pessoas são internadas após consumirem bolo ‘batizado’, na Paraíba

Cinco pessoas de uma mesma família foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na noite dessa quinta-feira (3), em João Pessoa, após suspeita de envenenamento ao consumirem

4 de outubro de 2024
Estudante de 16 anos cria sensor de radiação solar para prevenir câncer de pele: ‘pode salvar vidas’
4 de outubro de 2024

Estudante de 16 anos cria sensor de radiação solar para prevenir câncer de pele: ‘pode salvar vidas’

A estudante Camila Feitosa, de 16 anos, criou um sensor que mede a radiação solar e pode auxiliar na prevenção ao câncer de pele. O dispositivo detecta e quantifica a

4 de outubro de 2024
Mulheres denunciadas por matar bebê de seis meses vão a Júri Popular neste mês
1 de outubro de 2024

Mulheres denunciadas por matar bebê de seis meses vão a Júri Popular neste mês

O julgamento das rés Fernanda Miguel da Silva e Lilian Alves Romão, que respondem a um processo penal pela morte de um bebê de seis meses, está agendado para o

1 de outubro de 2024
Casal de paraibanos donos da ‘Vai de Bet’ permanece em silêncio durante depoimento à Polícia Civil
1 de outubro de 2024

Casal de paraibanos donos da ‘Vai de Bet’ permanece em silêncio durante depoimento à Polícia Civil

O casal André Rocha e Aislla Rocha, proprietários da empresa de apostas online ‘Vai de Bet’, optou por permanecer em silêncio durante depoimento prestado à Polícia Civil nesta segunda-feira (30),

1 de outubro de 2024