O Guiness Book, o Livros dos Recordes, reconheceu, nessa quinta-feira (28), o brasileiro João Marinho Neto como o homem mais velho do mundo. Ele assumiu o posto após a morte do inglês John Tinniswood, que também tinha 112 anos e faleceu na segunda-feira (25).
João Marinho tem 112 anos e 52 dias de vida. A confirmação foi feita na terça-feira (26). Nascido em Maranguape (CE), em 1912, ele já ostentava o título de homem mais velho da América Latina.
A origem de João Marinho foi no campo. Filho de fazendeiros, a família dele migrou para a área rural do município de Apuiarés (CE). No município, vivem pouco menos de 14 mil habitantes.
Aos 4 anos, o menino já ajudava o pai no campo. Marinho se casou com Josefa Albano dos Santos e eles tiveram quatro filhos: dois casais. A esposa, nascida em 1920, faleceu em 1994.
Em outra união, esta com Antonia Rodrigues Moura, Marinho teve mais um casal de filhos. Dos seis filhos dele nasceram 22 netos e 15 bisnetos, além de três tataranetos.
Marinho afirma que o segredo da longevidade dele é estar rodeado de gente boa e ter por perto os entes queridos, diz texto no site do Guiness Book.
Ranking da LongeviQuest aponta que, dentre os cinco homens mais velhos do mundo, três são brasileiros:
1 – João Marinho Neto – 112 anos – brasileiro
2 – Josino Levino Ferreira – 111 anos – brasileiro
3 – Ken Weeks – 111 anos – australiano
4 – Hilario Orozco Lemus – 111 anos – mexicano
5 – Primo Olivieri – 110 anos – brasileiro.
Metrópoles