O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta terça-feira (17), o lançamento do programa Recupera, uma iniciativa inspirada em uma ação de sucesso já implementada no estado do Piauí. O programa tem como objetivo principal intensificar a recuperação de celulares roubados e furtados, além de punir tanto os autores dos crimes quanto os receptadores desses aparelhos.
Durante o evento de lançamento, que contou com a presença de autoridades estaduais, cerca de 500 aparelhos serão devolvidos aos seus legítimos proprietários, marcando o início de uma nova fase no combate a esse tipo de crime.
“É a recuperação de celulares furtados. A gente adotou um sistema que já é sucesso no Piauí e vamos devolver, já agora, pelo menos 500 celulares”, explicou o governador na segunda-feira (16), em uma prévia sobre a proposta.
O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, destacou que o fortalecimento do efetivo policial, aliado aos avanços tecnológicos, tem sido fundamental para o sucesso da operação.
“Se existe roubo em grande escala, é porque existe o comprador desses produtos. Com o reforço no nosso efetivo, proveniente do concurso público recente, e os investimentos em tecnologia, nós tivemos condições de fortalecer esse tipo de investigação, o que já está dando bons resultados”, afirmou Rabelo.
Segundo a Polícia Civil, o programa Recupera intensifica a investigação para identificar os responsáveis por roubos e furtos de celulares, além de localizar os receptadores. A operação também busca conscientizar a população sobre os riscos e penalidades envolvidas na aquisição de produtos de origem ilícita.
A expectativa é de que o programa traga uma redução significativa no número de roubos de celulares em todo o estado, gerando mais segurança para a população e desestimulando o mercado ilegal.
JRT News