Com mais de 3 mil votos em Campina Grande, Tertuliano Maracajá troca o “projeto socialista” pelo comando da ALPB
O deputado estadual Chico Mendes (PSB) segue acumulando perdas políticas na corrida pela reeleição à Assembleia Legislativa da Paraíba em 2026. Neste domingo (21), o vereador Tertuliano Maracajá (Republicanos), de Campina Grande, anunciou publicamente o rompimento com o socialista e declarou apoio ao presidente da ALPB, Adriano Galdino.
Com mais de 3,2 mil votos obtidos na última eleição municipal, Tertuliano é considerado uma liderança com capilaridade eleitoral em Campina Grande. A mudança de posicionamento é vista como um duro golpe nas pretensões de Chico Mendes no município, um dos principais colégios eleitorais do estado.
A saída do vereador reforça a percepção de dificuldades enfrentadas por Chico Mendes para manter sua base política. Mesmo em Cajazeiras, sua principal base eleitoral, o parlamentar tem demonstrado fragilidade na articulação política, com aliados declarando apoio a outros nomes para a Câmara Federal, em detrimento do deputado Wilson Santiago, candidato apoiado por Chico.
O cenário tende a se agravar a partir de abril de 2026, quando o governador João Azevêdo deverá deixar o cargo, reduzindo a influência política e o poder de articulação do deputado. Sem o respaldo direto de João Azevedo, seu padrinho político, a expectativa nos bastidores é de que Chico Mendes enfrente inúmeras baixas até o pleito de 2026.
Blog do Furão
