Morre em São Paulo o narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Morreu nesta quinta-feira (16), aos 89 anos, o narrador Silvio Luiz. O locutor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde a última quarta (8).

Vale lembrar que Silvio já havia sido internado em abril e recebeu alta somente 23 dias depois. Na ocasião, passou mal durante a transmissão da final do Campeonato Paulista e precisou se ausentar antes mesmo do fim da partida.

Família

Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa, ou simplesmente Silvio Luiz, como é conhecido, nasceu no dia 14 de julho de 1934, em São Paulo. Ele é filho de Ademir Machado e de Elizabeth Darcy, célebre atriz e locutora brasileira.
Desde 1969, Silvio é casado com a cantora Márcia. O casal teve três filhos: Alexandre, Andréa e André.

Artista

Ainda na juventude, Silvio frequentava os estúdios da Rádio São Paulo, onde a mãe trabalhava. Com o tempo, conseguiu uma oportunidade para participar de um rádio teatro.

A vida de artista não parou por aí. Em 1958, por exemplo, quando tinha apenas 24 anos, interpretou Julinho na primeira versão da novela “Éramos Seis”.

“Naquela época, todo mundo fazia um pouquinho de tudo. Aí eu fui convidado e fui lá fazer. Só lembrar que não era gravado, era tudo ao vivo. Como não tinha videotape, a gente tinha que ralar mesmo. Era ali que a gente mostrava o que era. Hoje em dia está fácil, porque grava, saiu errado, para e volta. Naquela época não tinha essa facilidade”, contou Silvio, em entrevista ao site F5.

Árbitro

No ano de 1965, Silvio se formou como árbitro. Inicialmente, trabalhou jogos de menor expressão, porém, mais tarde, começou a ser escalado para partidas de mais peso. Nos anos 70, ele trabalhou em partidas do Brasileirão.

“Qual árbitro não é xingado? Mas aprendi uma coisa com Armando Marques, meu professor. Quando você apitar, entre em campo com o time da casa. Você não é vaiado”, contou Silvio, numa entrevista ao Uol.

Repórter

Silvio deu os primeiros passos no jornalismo esportivo quando chegou à TV Paulista, em 1952. Por lá, ele fez as primeiras coberturas como repórter de campo. No ano seguinte, foi para a TV Record.

Em 1956, Silvio foi repórter da primeira transmissão interestadual da televisão brasileira. A parceria, histórica para a época, foi feita entre a TV Record e a TV Rio. Posteriormente, deixou a TV Record e foi contratado pela Rádio Bandeiras em 1960. Silvio também trabalhou em diversas funções na TV Excelsior.

O último trabalho como repórter foi em 1974. Na ocasião, cobriu a Copa do Mundo para um pool formado por Record, Bandeirantes e Gazeta.

Narrador

No ano de 1976, a morte de Geraldo José de Almeida fez a Record perder o seu principal narrador. Em 1977, Silvio passou a trabalhar na função que faz sucesso até hoje.

Ele foi escalado para um revezamento nas narrações e comentários com Hélio Ansaldo.

O companheiro, porém, não se sentia à vontade para narrar e deixou a função com Silvio.
Em 1987, foi para a Bandeirantes. Na época, a empresa começou a investir forte em esporte com o apoio de Luciano do Valle.

Mais tarde, em 1996, transferiu-se para o SBT, onde permaneceu até 98. No ano
seguinte, retornou à Band. Ele deixou a Band em 2008 e o BandSports, canal por assinatura que ajudou a criar, em 2010. Posteriormente, teve uma longa passagem pela rádio Transamérica.

Desde 2009, Silvio Luiz faz parte do time da RedeTV. Em 2022, a emissora o liberou para narrar o Campeonato Paulista nas mídias digitais da Record, o que fazia até hoje.

Narração irreverente

Silvio Luiz é conhecido pela imponente voz e o estilo único de narrar jogos. Bordões como “Olho no lance”, “Pelas Barbas do profeta”, “Pelo amor dos meus filhinhos”, “Quê que eu vou dizer lá em casa” e “Foi, foi, foi, foi dele” marcaram gerações.
A narração de Silvio Luiz também foi eternizada no PES (Pro Evolution Soccer) por seis anos. Os bordões, claro, estão presentes no jogo de videogame.

O Dia

PUBLICIDADE

Comentários:

PUBLICIDADE

Colunistas

Thayronne Brito

É um especialista renomado no mercado digital, trazendo soluções inovadoras e estratégias eficazes para o sucesso online.

Bruno de Lima

Jornalista e graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, traz uma abordagem única e perspicaz aos temas que aborda.

Gilmara Bandeira

A renomada Digital Influencer, Videomaker e Apresentadora, brilha com seu carisma e talento em cada projeto que realiza.

Silvano dias

O radialista incisivo e cativante do programa ‘Boca Quente’, trazendo as notícias mais quentes e opiniões afiadas para os ouvintes ávidos.

PUBLICIDADE

Mais visualizadas

Postagens relacionadas

Alerta de vendavais é emitido para todos os municípios da Paraíba
21 de julho de 2024

Alerta de vendavais é emitido para todos os municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para vendaval que abrange os 223 municípios da Paraíba. O alerta teve início às 9h deste

21 de julho de 2024
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado na zona rural de Ibiara
21 de julho de 2024

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado na zona rural de Ibiara

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na manhã deste sábado (20) nas proximidades do sítio Logradouro, zona rural do município de Ibiara (PB). O cadáver,

21 de julho de 2024
Dep. Dra. Paula parabeniza secretário de saúde da Paraíba pela postura em relação ao caso de tentativa de uso eleitoreiro do OPERA PARAÍBA no HRC
21 de julho de 2024

Dep. Dra. Paula parabeniza secretário de saúde da Paraíba pela postura em relação ao caso de tentativa de uso eleitoreiro do OPERA PARAÍBA no HRC

  A deputada estadual Dra. Paula Francinete (PP) utilizou as suas redes sociais para parabenizar a postura do secretário de saúde do estado da Paraíba, Ari Reis que,

21 de julho de 2024
Partidos podem fazer convenções a partir deste sábado para oficializar candidatos
20 de julho de 2024

Partidos podem fazer convenções a partir deste sábado para oficializar candidatos

  A partir deste sábado (20), os partidos políticos e federações estão autorizados a realizar as convenções, eventos em que oficializam a escolha de seus candidatos a prefeito

20 de julho de 2024
Vídeo: assaltante morre atropelado por ônibus logo após roubar celular de idoso
20 de julho de 2024

Vídeo: assaltante morre atropelado por ônibus logo após roubar celular de idoso

Um assaltante morreu atropelado por um ônibus logo depois de roubar o celular de um idoso na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, nesta sexta-feira (19). Tudo foi

20 de julho de 2024