Além do frio histórico, a cidade enfrentou céu encoberto, garoa e umidade acima de 90%. Temperatura máxima é a menor para junho desde 1995

A cidade de São Paulo registrou nesta quinta-feira (25/6) uma das marcas mais expressivas de frio das últimas décadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a capital paulista teve a menor temperatura máxima para um mês de junho em 30 anos.

De acordo com o órgão, os termômetros não passaram de 13,4°C, com registro de 13,5°C de máxima e 12,3°C de mínima na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Ao longo de todo o dia, o clima permaneceu frio e instável, com céu fechado e garoa persistente.

Sensação de frio aumentada pela umidade

Além das baixas temperaturas, a alta umidade intensificou a sensação térmica na capital. Conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a umidade relativa do ar permaneceu acima de 90% durante a tarde, contribuindo para a sensação de frio constante.

A combinação entre chuva leve, céu encoberto e temperaturas baixas manteve a cidade sob condições típicas de inverno rigoroso, mesmo nos primeiros dias da estação.

Junho chuvoso acima da média

O mês de junho também tem sido marcado por um volume de chuvas acima do esperado. Até o momento, a capital paulista acumula 128,3 mm de chuva, valor que representa aproximadamente 167% acima da média histórica, que é de 48 mm para o período.

A quarta-feira (24) registrou ainda o maior volume de chuva em um único dia de junho desde 1995, reforçando o cenário de instabilidade climática no início do inverno.

Defesa Civil mantém alerta para frio

Diante das condições adversas, a Defesa Civil municipal mantém o estado de atenção para baixas temperaturas desde o fim de maio. A recomendação é que a população redobre os cuidados, especialmente com pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e pessoas em situação de rua.

Previsão indica melhora gradual

Segundo o CGE, o frio intenso e o tempo fechado devem perder força ao longo dos próximos dias.

Na sexta-feira (26), a capital ainda deve registrar céu encoberto, garoa e chuviscos isolados, com melhora gradual no decorrer do dia e possibilidade de aberturas de sol entre nuvens. As temperaturas devem variar entre 12°C e 21°C.

Já no sábado (27), a tendência é de melhora mais significativa, com o sol aparecendo entre nuvens e elevação gradual das temperaturas, que devem variar entre 13°C e 23°C, apesar da chance de chuviscos na madrugada.

Mesmo com a trégua no frio mais intenso, os meteorologistas alertam que o clima ainda deve permanecer típico de inverno nos próximos dias na capital paulista.