À medida que a Sexta-feira Santa se aproxima, momento de profunda reflexão para muitos, a natureza decide marcar a data de uma forma intensa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de alerta para as chuvas na Paraíba de amarelo para laranja, sinalizando um momento em que a união e o cuidado coletivo se fazem mais necessários do que nunca.
Espera-se que, até amanhã, as chuvas despejem entre 30 a 60 milímetros por hora em nosso estado, podendo atingir até 100 milímetros em um dia. Além da água, o vento não quer ficar atrás, trazendo rajadas que podem chegar a 100 km/h. Com isso, o cenário que se desenha é de cortes de energia, árvores que podem encontrar o chão mais cedo do que esperado, ruas transformadas em rios e o zumbido preocupante das descargas elétricas.
Neste momento, mais do que nunca, precisamos nos lembrar de que a tecnologia, apesar de útil, tem seus momentos de descanso. Deixemos nossos eletrônicos desconectados, dando a eles uma pausa, enquanto cuidamos uns dos outros. A segurança em nossas casas se torna o porto seguro, longe de árvores que, embora belas, agora representam um risco, e distantes de estruturas que o vento pode transformar em perigos voadores.
Para aqueles que se encontrarem frente a frente com uma emergência, o abraço amigo do Corpo de Bombeiros estará a um telefonema de distância, no número 193, assim como a mão estendida da Defesa Civil, pronta para auxiliar. Esses são os momentos em que, como comunidade, nossa solidariedade e prontidão para ajudar brilham mais forte.
Ao navegarmos por este período de tempestades, é fundamental que mantenhamos a calma e a coesão. As tempestades passam, e com elas, vêm a renovação e a oportunidade de reconstruir e fortalecer nossos laços comunitários. Informe-se, cuide de quem está ao seu lado e mantenha-se seguro. Juntos, podemos enfrentar e superar até mesmo as chuvas mais intensas.