Disponível em países como Alemanha, Reino Unido, Argentina e Colômbia, esse formato de compra de créditos – que são convertidos em kWh – chega à Paraíba.
Controlar melhor os gastos com energia elétrica e ter mais flexibilidade na hora de pagar a conta. Essa é a proposta do Plano Pré-pago, nova modalidade de cobrança que está sendo testada pelo Grupo Energisa em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O projeto faz parte de um programa de experimentação de novas modalidades tarifárias e permite que os consumidores adquiram créditos de energia, que são convertidos em quilowatts-hora (kWh), de forma semelhante ao que já acontece em serviços de telefonia móvel pré-paga e plataformas de streaming.
Segundo o diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia da Energisa, Rodrigo Santana, a iniciativa busca oferecer mais autonomia aos clientes.
“O consumidor poderá acompanhar o consumo em tempo real e adicionar créditos conforme a necessidade. Em vez de concentrar todo o pagamento em uma única data do mês, ele terá a liberdade de escolher quando e quanto deseja recarregar”, explicou.
Teste será realizado em cidades da Paraíba
Para participar do programa, é necessário utilizar um medidor de energia especial. Por isso, a modalidade será inicialmente testada durante um período de até 12 meses com consumidores de cidades selecionadas nos estados da Paraíba, São Paulo e Tocantins.
Na Paraíba, até mil consumidores poderão aderir ao projeto nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Conde, Patos, Lagoa Seca, Santa Luzia, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Queimadas, Bananeiras, Solânea, Esperança, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Capim, Sobrado, Cruz do Espírito Santo, Marizópolis, Aparecida e São Mamede.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do aplicativo Energisa ON ou pelos canais digitais da concessionária.
Recargas a partir de R$ 30
O Plano Pré-pago permitirá recargas com valor mínimo de R$ 30 e máximo de R$ 500, além de outros valores intermediários em múltiplos de R$ 10.
O consumo poderá ser acompanhado diretamente no medidor instalado na residência ou por meio dos canais digitais da empresa. Além disso, os consumidores receberão até três avisos quando os créditos estiverem próximos do fim, podendo inclusive utilizar um crédito emergencial para evitar a interrupção do fornecimento de energia.
De acordo com a Energisa, a nova modalidade poderá beneficiar especialmente consumidores que desejam ter maior controle financeiro.
“A conta de energia deixa de ser necessariamente uma despesa mensal para se tornar um gasto flexível, que pode ser administrado semanalmente ou conforme a necessidade de cada família”, destacou Rodrigo Santana.
Possibilidade de reduzir inadimplência
Outro objetivo do projeto é avaliar o impacto da modalidade na redução da inadimplência. Futuramente, clientes com débitos em aberto poderão utilizar parte do valor das recargas para amortizar dívidas anteriores.
Pela proposta, 10% do valor de cada crédito adquirido poderá ser destinado ao pagamento de contas pendentes, permitindo que o consumidor mantenha o fornecimento de energia enquanto regulariza sua situação financeira.
A participação no teste é gratuita, e os consumidores poderão retornar ao modelo tradicional de cobrança a qualquer momento. Podem participar apenas clientes residenciais que não estejam incluídos na Tarifa Social, não possuam cobranças adicionais na fatura e não utilizem sistemas de geração distribuída, como energia solar compartilhada.
A iniciativa representa mais um passo na modernização dos serviços de energia elétrica e busca oferecer alternativas que tornem o consumo mais consciente, transparente e adaptado à realidade financeira dos consumidores paraibanos.








