
A denúncia foi recebida por meio de um aplicativo de troca de mensagens e está sendo investigada pela Superintendência de Segurança Institucional (SSI).
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apura uma denúncia de estupro que teria ocorrido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na última segunda-feira (24). A denúncia foi recebida por meio de um aplicativo de troca de mensagens e está sendo investigada pela Superintendência de Segurança Institucional (SSI).
Em nota oficial, a universidade informou que “colocou todos os seus equipamentos institucionais à disposição para acompanhar a denúncia, que ainda segue sendo apurada pelos órgãos competentes.”
“Apesar de nada ter sido constatado até o momento, a UFPB reforça a disposição em escutar, acolher e evitar a revitimização da mulher. O atendimento será realizado com total privacidade e sigilo, garantindo um espaço seguro para que qualquer vítima possa relatar sua experiência sem receios”, diz um trecho da nota.
E completou: “a UFPB reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica, repudiando veementemente qualquer forma de violência contra a mulher.”
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB também se pronunciou por meio de nota, dizendo: “A notícia de um estupro dentro das dependências da universidade, um espaço que deveria ser seguro para todos, é revoltante e inaceitável. Expressamos nossa total solidariedade à vítima, reafirmando nosso compromisso com todas as pessoas que sofrem violência. É inadmissível que tais atos aconteçam dentro de um ambiente acadêmico, e exigimos que a administração da universidade e as autoridades responsáveis tomem todas as medidas cabíveis para identificar e punir o agressor, além de reforçar a segurança no campus para evitar que novos casos ocorram”.
O DCE ainda pediu melhorias na segurança, incluindo maior vigilância, iluminação adequada, presença ostensiva de agentes de segurança e canais acessíveis para denúncias. “Não podemos permitir que a negligência contribua para a perpetuação da violência.”
MaisPB
